O mercado municipal foi construído no governo do prefeito Vasconcelos Costa, em 1944, apesar da sua autorização de construção ter saído em 1923. Quando construído, o local servia como centro atacadista, porém, em 1977, essa função foi transferida para outro local: o Ceasa. Na época em que o mesmo foi construído, sua arquitetura moderna, atraía vários comerciantes e produtores rurais em geral.
A construção desse local foi pensada, por também, representar uma forma de modernização da cidade além de colaborar com o aspecto da higienização da cidade, uma vez que os produtos rurais seriam comercializados em apenas um local e de forma organizada. Esse pensamento da higienização apareceu na época em que a cidade era administrada pelo farmacêutico João Severiano Rodrigues da Cunha, que havia residido na cidade do Rio de Janeiro e vivenciado ações da Revolta da Vacina. Após o pólo de centro atacadista ser mudado para o Ceasa, o mercado municipal supriu outra necessidade atraindo comerciantes de vendas que se instalaram no local.
Em 2002 o Mercado foi tombado como patrimônio cultural de Uberlândia e em 2005 começou a ser reformado e restaurado.
Em 2002 o Mercado foi tombado como patrimônio cultural de Uberlândia e em 2005 começou a ser reformado e restaurado.
Atualmente o local conta com restaurantes de comidas de várias nacionalidades, tabacaria, lojas de artesanato, galeria de arte, venda de produtos mineiros, loja de artigos religiosos com livraria, casa típica de cachaça, barbearia, sapataria, entre várias outras características de vendas. No local ainda acontece férias gastronômicas, apresentações artísticas, além de outros eventos culturais.
Autoria: Alexandre Martins
Autoria: Alexandre Martins
Fique por dentro de tudo que acontece no Mercado Municipal de Uberlândia!
Nenhum comentário:
Postar um comentário