sábado, 1 de fevereiro de 2014

Os mercados municipais.

Os mercados municipais tiveram sua origem há muito tempo, há relatos da existência de mercados já no final do século X, no Império Romano, onde atualmente está localizada a cidade de Barcelona (PINTAUDI, 2006). 


No Brasil, o surgimento dos primeiros mercados aconteceu em São Paulo, no século XVIII, quando foram construídas as “casinhas”, que vendiam produtos alimentícios não perecíveis. Mas foi em 1860 que aconteceu a criação do Mercado Municipal (PINTAUDI, 2006).




(Mercado municipal de São Paulo atualmente)

Obviamente que o principal foco dos mercados municipais é a comercialização de diversos produtos, desde grãos e doces até os mais detalhados objetos artesanais, porém, esses centros de comércio representam muito mais do que a simples troca dinheiro – mercadoria.

Na verdade, os mercados municipais são a essência de determinada cidade. Se você quer conhecer verdadeiramente uma cidade, vá ao seu mercado municipal! É lá que as culturas, os ritos e as histórias mais antigas serão encontradas.

Os mercados municipais têm a impressionante capacidade de preservar aquilo que foi esquecido e petrificado com o processo de urbanização das grandes metrópoles.


(Mercado municipal de Belo Horizonte)

(Mercado municipal de Brasília)



Autoria: Rafael Fares

Nenhum comentário:

Postar um comentário