segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Fatores negativos das mudanças no mercado segundo comerciante local.

As recentes mudanças no Mercado Municipal de Uberlândia não têm agradado a todos os comerciantes do local. A forte regulação do governo e a perda de variedade em produtos foram alguns dos pontos negativos destacados em entrevista com uma comerciante que preferiu não ser identificada.

De acordo com a entrevistada, a Vigilância Sanitária do Estado de Minas Gerais tem imposto várias barreiras aos produtos comercializados no Mercado. Um dos exemplos é o queijo, que atualmente tem que ser vendido embalado, não pode ser curado, e na sua produção tem que se utilizados alguns produtos químicos exigidos pela Vigilância.

A entrevistada, que está sendo autuada pelo Ministério Público, reclama da falta de informação e de avisos prévios por parte do governo. Segundo ela, a Vigilância e a promotoria do estado autuaram e recolheram seus produtos sem nenhum tipo de aviso prévio, ela reclama também da utilização de policiais na ação da retirada dos produtos.

Para a entrevistada, o Mercado perdeu muita variedade de produtos com a regulação da Vigilância, pois atualmente o Mercado não dispõe de nenhum açougue e teve reduzido o número de restaurantes que ofereciam comidas típicas. Para ela, hoje o mercado se resume em vender doces, queijos e artesanato, e isso faz com que o público do Mercado seja mais de turistas do que de moradores da cidade.

Contudo, a entrevistada afirma que o relacionamento entre os comerciantes do local é bastante agradável e que o seu comércio no Mercado tem um grande significado em sua vida, pois além de ser um comércio passado de geração pra geração em sua família, é dele que obtém os recursos financeiros para sustentar sua família. 

Autoria: Rafael Fares

Um comentário:

  1. É importante compreender essas mudanças que ocorreram no espaço.
    Interessante o que a entrevistada destacou, sobre o significado do Mercado em sua vida. Vemos, então, que o Mercado tem um significado para as pessoas que ali frequentam.

    ResponderExcluir